Powered By Blogger

terça-feira, 21 de junho de 2011

Musculação X Varizes

Já faz muito tempo que se ouve falar que "musculação dá varizes", não é mesmo? Pois atualmente, surge um novo conceito na angiologia de que atividade física - e aí se inclui a tão temida musculação - é fundamental no tratamento das varizes de membros inferiores.

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que perderam sua função, que seria de conduzir com total eficiência o sangue no sentido de retorno ao coração. Tal patologia aparece decorrente de inúmeros fatores entre eles e principalmente a predisposição genética. Os maiores troncos venosos situam-se junto a grandes grupamentos musculares. Isto viria comprovar a influência e importância da musculatura diretamente no retorno venoso.

A contração muscular ocasionaria um "esmagamento" das veias subjacentes. Tais veias possuem válvulas que permitem apenas que o fluxo suba. O fluxo venoso depende basicamente desta contração muscular e de uma pressão abdominal negativa (expiração total) para que o sangue vença a força da gravidade e consiga continuar sua trajetória normal. A presença de músculos enrijecidos seria então um fator importante para o bom funcionamento do sistema venoso. Uma região de batatas da perna bem tonificadas, por exemplo, aliviaria bem a drenagem da veia poplítea.

O pé também se torna muito importante porque, na medida em que andamos ou corremos, a musculatura plantar se contrai totalmente, comprimindo quase que totalmente o sistema venoso plantar. Neste caso, o pé funciona como um "coração periférico".

Seguindo este raciocínio, concluímos que a musculação, por trabalhar tonificação e hipertrofia da musculatura dos membros inferiores, não representa um dano direto ao sistema venoso e, por conseguinte, às varizes propriamente ditas. Certo? Certo, desde que haja uma respiração abdominal correta. Como seria esta respiração correta? Seria com expiração total sempre que haja contração do abdome. Por exemplo, quase todos os alunos, quando realizam exercícios abdominais não "soltam o ar" durante a contração. Este ar "preso" leva a um aumento da pressão intra-abdominal, dificultando o retorno venoso. Essa dificuldade gera uma dilatação excessiva nas veias das pernas. Se tal indivíduo tem predisposição genética, como já comentei anteriormente, o aparecimento de varizes seria inevitável.

Com relação ao uso e ao excesso de peso durante exercícios de musculação, o mesmo só é maléfico se este uso ou excesso dificultar ou impossibilitar a respiração adequada durante a execução do exercício. Como exemplo, poderíamos citar duas alunas que utilizam caneleiras para se exercitar. A primeira usa a caneleira que pesa 1Kg e a segunda, 5kg. Durante a realização a segunda respira perfeitamente, "soltando" totalmente o ar enquanto a primeira o "prende", chegando a perder o fôlego no final da execução. Resultado: a primeira, mesmo tende a caneleira mais leve tem maior risco de desenvolver varizes que a segunda que possuía a caneleira mais pesada. Esta provavelmente está mais bem condicionada fisicamente, estando apta a uma melhor execução do exercício.

Portanto, a musculação traz benefícios a circulação dos membros inferiores desde que haja correta execução da respiração durante o exercício.

Dicas para esportistas em relação a sua circulação

* Regra básica: Nenhuma atividade física causa problemas circulatórios, desde que seja feita adequadamente e orientada por um profissional capacitado.
* As atividades físicas, principalmente, as que englobam os membros inferiores, estimulam o retorno do sangue para o coração. Ou seja, fortaleça sempre a musculatura das coxas e panturrilhas.
* Use sempre roupas leves e que não apertem a sua cintura.
* Os tênis devem ser leves e com solados bem anatômicos, principalmente durante caminhadas e corridas. Nunca use tênis que possuam saltos para malhar.
* A respiração durante o exercício é importantíssima. Todas as vezes que fizer pressão intra-abdominal, expire. Isto facilitará imensamente o retorno venoso.
* A quantidade de peso usada na musculação nem sempre é prejudicial. Um professor capacitado é capaz de indicar um peso adequado para cada tipo de exercício. Isto não prejudicará a respiração e conseqüentemente não prejudicará o retorno venoso.
* Pessoas com problemas circulatórios devem procurar um angiologista antes de iniciar uma atividade física.


* Por Roberto Rodolfo Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário