Powered By Blogger

terça-feira, 28 de junho de 2011

A Febre da Cafeína nos Suplementos Pré-Treinos.


A substância cafeína hoje em dia é encontrada nos principais suplementos com caráter pré-workout mais conhecidos como pré-treinos, tal fato iniciou-se com o primeiro estudo realizado por Bellet em 1968 tomando proporções cada vez maiores chegando à década de 1980 como uma substância capaz de otimizar resultados em níveis esportivos.

Tais fins tiveram sua primeira constatação com a seleção de Ciclismo dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984. Já em 2004 a Agência Mundial de Anti Doping listou a cafeína como substância proibida.

Existe atualmente uma preocupação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em regulamentar dosagens específicas para população, pois, já é constatado que sua utilização em excesso causa dependência e diversos distúrbios físico-mentais.

A própria Agência Mundial Anti Doping regulamentos limites toleráveis de utilização de tal substância na tentativa de reduzir as dosagens em excesso e preservar a integridade física dos atletas já que muitos chegaram a apresentar dependência e outros efeitos colaterais. Essa regulamentação segue até os dias atuais da seguinte maneira, o atleta pode apresentar como limite de 12mg de cafeína em 1 Litro de urina, já que a grande maioria dos exames são realizados como exames de urina. Atualmente alguns estudos vêm tentando achar uma dosagem e um mecanismo de utilização para tal Agente Ergogênico Nutricional classificação essa dada pela Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva sendo enquadrado como um fitoterápico e de livre utilização como alimento, regulamentado pela ANVISA, tal dosagem está definida da seguinte maneira 6-8mg de cafeína por Kg corporal.

Tal liberação se deu a partir de que a cafeína está presente em uma grande parte dos alimentos e líquidos ingeridos em nossa alimentação. Alguns deles são:

- Café de Máquina (expresso). 110-150mg.
- Café de Coador. 64-124mg.
- Chocolate. 35mg.
- Coca Cola 350ml. 46mg.

- Red Bull 250ml. 80mg.

Existe também uma listagem com os nomes dos suplementos, porém a confirmação da quantidade de cafeína existente em sua grande maioria não são rotulados. Alguns suplementos que contém cafeína são:

- Termo Hard Core Pró;
- Jack 3d;
- Hydroxcut;
- Termo Cut’s;

- 1 MR.

Em sua grande maioria os suplementos com base na categoria de Termogênicos são compostos de cafeínas e outras substâncias que tem como finalidade a utilização da gordura como energia. A utilização da cafeína por pessoas que almejam redução de gordura corporal atualmente vêm sendo desmistificado, por conta de outros públicos estarem fazendo seu uso e tendo resultados favoráveis como no caso de praticantes de desportos com caráter predominante anaeróbio.

Seus mecanismos de utilização geralmente advêm no período pré-treino como descrito inicialmente e é geralmente administrado por via oral tendo um tempo de ação em nosso organismo de 15-120 minutos dependo da quantidade que foi ingerido, seu pico de ação geralmente ocorre aos 60 minutos, porém tal substância tem uma meia vida útil de 4-6 horas em nosso organismo. Apenas cerca de 0,5-3% da quantidade total de cafeína ingerida é excretada. Esse processo de absorção se dar a partir como descrito acima sua utilização na grande maioria das vezes é feito por via oral, seguindo pelo estomago onde o mesmo inicia seu processo de degradação e liberação de nutrientes e outras substâncias para corrente sanguínea sendo metabolizado pelo fígado e seu excesso eliminado pelos rins. Tal processo de absorção resulta em varias reações em nosso organismo tais como:

- Aumento do Tempo de Exaustão;
- Aumento da Atividade do Sistema Nervoso;
- Aumento do Metabolismo das Gorduras;

- Aumento da Freqüência Cardíaca e Pressão Arterial.

Na grande maioria dos estudos recentemente publicados utilizando altas dosagens (10-15mg por Kg corporal) de cafeína tem demonstrado alguns efeitos colaterais tanto durante a prática de exercícios quanto no cotidiano das pessoas que estiveram presentes nesses estudos.

Alguns dele são:
- Níveis Plasmáticos Tóxicos;
- Urina com Freqüência;
- Insônia;
- Irritabilidade;
- Ansiedade;

- Desconforto Gastrointestinal.

É percebido que a administração da cafeína como suplemento tem diversos detalhes em seu processo de utilização, detalhes como esses que são restritos aos profissionais das áreas de Educação Física e Nutrição, pois, só eles saberão quais viabilidades se fazem necessárias para a inclusão dessa substância em sua rotina alimentar e/ou suplementar além da fase de treino que o mesmo deve está presente.

Escrito Por Thúlio Wanderlei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário