sexta-feira, 16 de julho de 2010

Aquecer ou alongar: Qual fazer primeiro?

O alongamento antes da atividade proporciona uma tensão muscular preparando a musculatura para o exercício. Isso pode diminuir o índice de lesão e também lhe proporcionar uma noção se a musculatura está apta para um trabalho ou se ela irá referir alguma dor quando sujeita a uma tensão. Portanto, é interessante fazer um leve alongamento antes dos exercícios.

Alongamento depois da atividade irá lhe proporcionar uma manutenção de amplitude de movimento, diminuindo a probabilidade de ter encurtamento ao longo da sua vida. Também nesse relaxamento irá melhorar a circulação local, diminuindo a possibilidade de dores no dia seguinte. Então, também seria correto fazer um alongamento depois da atividade. Porém, esse alongamento não deve ser forçado ao extremo por prejudicar no aumento da musculatura, caso esteja fazendo musculação com o objetivo de hipertrofia.


Aquecimento.
Numa pesquisa, foram selecionados dois grupos. Um deles fazia aquecimento antes da atividade e o outro grupo era submetido a uma temperatura baixa, dentro de uma câmara fria. Resultado: o índice de lesão foi igual para os dois grupos. Isso significa que dependendo da atividade praticada, ele pode não lhe salvar de uma lesão. Mas tem se observado que ele pode melhorar o desempenho no exercício.

Se você pratica musculação, o melhor aquecimento não é na bicicleta nem na esteira. Esses exercícios aqueceriam apenas alguns grupos musculares. O ideal é depois de um leve alongamento básico, aquecer no próprio aparelho, com pouco peso, e em seguida executar a atividade com o peso ideal para seu objetivo.
Se gosta de fazer esteira ou bicicleta, deixe-os para depois dos exercícios de peso.

Conclusão

Um leve alongamento em seguida um aquecimento para os devidos exercícios irá lhe proporcionar um melhor desempenho na execução dos exercícios prevenindo de possíveis lesões.


Fernando Duarte - Profissional de Educação Física.

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