Powered By Blogger

terça-feira, 13 de julho de 2010

Importância do Alongamento

Feitos bem no início do treino, ao esticar a musculatura, os alongamentos a deixam aquecidas para o exercício. Mas é preciso fazer uma segunda série desses movimentos no final de tudo e dessa muita gente acha que pode escapar, o que é lamentável. Os alongamentos finais é que não deixam os músculos ficarem encurtados, prejudicando a flexibilidade do corpo. Além disso, ao alongar-se antes de seguir para o vestiário você elimina o ácido láctico, o que evita dores musculares.

Tanto uma vida sedentária, como a prática de atividade física regular intensa, em maior ou menor grau, promovem o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade. O exemplo mais completo de inatividade gerando perda de flexibilidade muscular é a imobilização de um membro após uma fratura. Por um tempo, ao retirar o gesso, por um período de tempo, ocorre a perda quase completa dos movimentos daquele membro. Quanto à atividade física, esportes de longa duração como corrida, ciclismo, natação, entre outros, fortalecem os músculos, mas diminuem a sua flexibilidade. Nos dois casos, a conseqüência direta desse encurtamento de fibras é a maior propensão para o desenvolvimento de problemas osteomusculares. Provavelmente, a queixa mais freqüente encontrada tanto nos sedentários, como nos atletas, é a perda da flexibilidade provocando dores lombares, por encurtamento da musculatura das costas e posterior das coxas, associado à uma musculatura abdominal fraca. Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.

Efeitos do alongamento:

- Redução de tensões musculares;

- Relaxamento;

- Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;

- Aumento do arco de maleabilidade;

- Prevenção de lesões;

- Facilita atividades de desgaste, como por exemplo, corrida, tênis, natação, ciclismo etc;

- Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;

- Ativa a circulação;

- Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;

- Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.

Os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade. No trabalho, no carro, assistindo TV. Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.

Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico. É gostoso fazer alongamentos quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais.

A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Nada de balanceios, pois estes enrijecem o músculo que você esta tentando alongar. Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo. Permaneça nesta posição de 10 a 30 segundos. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.

4 comentários:

  1. Adorei !
    Excelente a sua iniciativa. Devemos estar sempre atentos a nossa saúde e qualidade de vida . Estarei sempre por aqui dando uma olhada nas novidades.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post!

    Realmente poucas pessoas tem conhecimento da importância do alongamento. Muito interessante o conteúdo postado.
    Adorei a idéia do Blog!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Nando, gostei muito da matéria e da iniciativa.... E aí fico com uma dúvida. Dizem que alongar antes da musculação não é muito interessante para quem quer ganho de massa muscular, mas que no final é fundamental.... É isso mesmo???

    ResponderExcluir
  4. Olha... o alongamento é uma grande polêmica entre os profissionais de educação física, não podemos julgar quem esta certo ou quem está errado, fazer ou não fazer alongamento no início? EUUUU defendo a opinião de alongar sim antes dos exercícios,porem levar em consideração o objetivo do seu treino. se for para treinamento de força e hipertrofia, é mais aconselhável fazer um aquecimento antes e um bom alongamento depois, mas se for em busca da qualidade de vida, pessoas sedentárias, é mais do que aconselhável alongar antes e depois.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir