Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Qual o beneficio do amendoim para o organismo?

Segundo estudos botânicos, o AMENDOIM pertence ao grupo das plantas leguminosas, uma semente vegetal, do grupo das Dicotiledôneas, originárias da América Central, adaptada ao clima Trópico-Equatorial.

A semente do Amendoim, é considerada como um dos alimentos mais completos em nutrientes, pois, é rico em proteínas, vitaminas, lipídios, carboidratos e sais minerais.

Você sabia?

Que o amendoim contém 26% de proteínas, percentual mais alto do que a maioria das carnes, do leite integral ou queijo. A cada 100g do produto equivale 35% das proteínas diárias, necessárias para um adulto.


As vitaminas presentes no amendoim são:

• Vitamina complexo B ( B1, B3, Acido Pantotênico, Niacina., Tiamina) com funções regularizadoras dos sistemas do organismo, em destaque, o sistema neuro-muscular.
• Ácido Fólico, vitamina regularizadora das funções sanguíneas e hepáticas.
• Vitamina E , valor considerado " afrodisíaco do amendoim " , pois, atua na produção de hormônios sexuais, responsáveis pelos caracteres sexuais dos indivíduos.

Sais minerais encontrados:

• Fósforo que atuam nos mecanismos de memória.
• Potássio que atua na passagem das informações nervosas produzidas pelo sistema nervoso.
• Zinco que é um oligo-elemento de natureza antioxidante atuante no mecanismo de envelhecimento celular.
• Carboidratos, seu percentual é similar ao de algumas frutas, em média de 25 a 14g para cada 100g de amendoim.

O amendoim apesar do alto valor calórico, não contém colesterol, pois são de origem vegetal e seu óleo (cerca de 80% de gordura insaturada), tornando-se ideal para dietas de baixo índice calórico.

As gorduras representam a metade de seus totais nutricionais. Os ácidos graxos insaturados presentes no amendoim, ainda servem de veículo de transporte para a vitamina E, pois a mesma, é lipo-solúvel (solúvel em gordura).

Dicas para a sua saúde:

- O amendoim na porção de 30g na forma de manteiga de amendoim, fornece energia suficiente para 20 minutos de natação ou 45 minutos de caminhada.
- O amendoim na porção de 500g torrado, contém energia equivalente a 1 quilo de carne tipo hambúrguer, ou 4 litros de leite integral, ou 36 ovos tamanho médios.
-O amendoim contém por grama 5.4 calorias, tornando-se uma verdadeira pílula de vigor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário