Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Vitaminas para eles


Conheça quais são as vitaminas que não podem faltar na alimentação dos homens. Além de turbinar a saúde, algumas ajudam a prevenir diabetes.

Vitamina B3 (niacina)

Presente em peixes vermelhos, como o atum e o salmão, no amendoim e no levedo de cerveja, é um aliada do sistema nervoso, da pele e da digestão. Nos homens, atua na formação dos espermatozoides e da testosterona, principal hormônio masculino. Também reduz o colesterol e ativa a circulação, permitindo um melhor fluxo de sangue. "Isso é fundamental para a saúde dos rapazes, já que eles estão mais sujeitos a doenças cardiovasculares e necessitam de um bom fluxo sanguíneo para manter a ereção", diz Fernanda Machado Soares, membro da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. A quantidade diária recomendada para os homens é de 16 mg.

Vitamina B5 (ácido pantotênico)

Encontrada no leite e derivados, é importante na produção de testosterona e anticorpos. É uma espécie de elixir para o homem, aumentando o seu poder de força, já que a testosterona tem papel fundamental na construção da massa muscular. E mais, a B5 é essencial para o bom funcionamento da glândula suprarrenal e ajuda o corpo a responder ao estresse. Recomenda-se que eles ingiram 5 mg diários.

Vitamina C

No líquido seminal, trata-se do principal antioxidante no combate aos radicais livres. Estudos mostram que entre 250 e 1 000 mg desse nutriente garantem a saúde dos espermatozoides. Já se mostrou que a deficiência dessa vitamina está ligada à má qualidade da célula reprodutora masculina. Homens que fumam são os maiores beneficiados pela ingestão do nutriente, já que a fumaça do cigarro leva à menor contagem e funcionalidade reduzida das células sexuais. Homens acima de 19 anos devem ingerir 90 mg da vitamina por dia e fumantes, 125 mg diários.
O nutriente também é essencial ara construir músculos fortes e saudáveis, já que a atividade física intensa aumenta o dano causado pelos radicais livres às células do tecido muscular. Além disso, contribui para a menor liberação de cortisol (o chamado hormônio do estresse) pelo corpo. Por ser um hor­mônio catabólico, leva à degradação das fibras mus­culares. Por isso, um dos sintomas da falta de vitamina C é a fraqueza muscular. A vitamina também garante a força de tendões e ligamentos.

Vitamina E

Além de potencializar a ação da vitamina C e do selênio, outro poderoso antioxidante, o nutriente, encontrado na gema do ovo, no óleo de oliva e nas frutas oleaginosas, como nozes, também garante a jovialidade dos espermatozoides por mais tempo. A dose diária de 400 mg de vitamina E tem, ainda, a capacidade de diminuir a incidência de espécies reativas ao oxigênio (Eros) no plasma seminal. Eros são radicais livres que atacam as membranas das células em geral, inclusive dos espermatozóides, provocando doenças. "A vitamina E protege o sêmen. Ela possibilita que as proteínas que garantem a mobilidade do espermatozoide cheguem até ele, após deixarem as prostassomas, vesículas prostáticas em que são secretadas", diz a nutricionista Fernanda Machado Soares, do Rio de Janeiro.

Vitamina K

Um estudo da Universidade de Tufts, em Boston (EUA), mostrou que a vitamina, presente em verduras como o espinafre e a alface e em alguns óleos, como o de canola, soja e de oliva, ajuda a prevenir, em homens, o aparecimento do diabetes entre aqueles com mais de 60 anos. Os pesquisadores sugerem o consumo de 200 mcg a 500 mcg – cinco vezes mais que a recomendação diária. Por motivos ainda desconhecidos, o nutriente não produziria os mesmos efeitos no organismo feminino, segundo o estudo de Boston.

Vitamina B12

Encontrada em moluscos e crustáceos, é especialmente benéfica para os que têm acima de 50 anos. Com o envelhecimento, o corpo deles não consegue estocar a B12 como o fazia quando era jovem. A falta dela diminui a habilidade de o espermatozoide nadar. A ingestão diária recomendada é de 2,4 mcg.

Zinco

Presente em frutos do mar como ostras e carnes vermelhas, ajuda a manter a saúde da próstata e previne células cancerosas que por acaso venham a atacar a glândula de se proliferarem e espalharem. Ainda não se sabe a razão, mas a próstata acumula mais zinco que qualquer outro tecido do corpo. Por dia, recomenda-se 11 mg.

Karina Bernardino

Por Sport Life.


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Qual o beneficio do amendoim para o organismo?

Segundo estudos botânicos, o AMENDOIM pertence ao grupo das plantas leguminosas, uma semente vegetal, do grupo das Dicotiledôneas, originárias da América Central, adaptada ao clima Trópico-Equatorial.

A semente do Amendoim, é considerada como um dos alimentos mais completos em nutrientes, pois, é rico em proteínas, vitaminas, lipídios, carboidratos e sais minerais.

Você sabia?

Que o amendoim contém 26% de proteínas, percentual mais alto do que a maioria das carnes, do leite integral ou queijo. A cada 100g do produto equivale 35% das proteínas diárias, necessárias para um adulto.


As vitaminas presentes no amendoim são:

• Vitamina complexo B ( B1, B3, Acido Pantotênico, Niacina., Tiamina) com funções regularizadoras dos sistemas do organismo, em destaque, o sistema neuro-muscular.
• Ácido Fólico, vitamina regularizadora das funções sanguíneas e hepáticas.
• Vitamina E , valor considerado " afrodisíaco do amendoim " , pois, atua na produção de hormônios sexuais, responsáveis pelos caracteres sexuais dos indivíduos.

Sais minerais encontrados:

• Fósforo que atuam nos mecanismos de memória.
• Potássio que atua na passagem das informações nervosas produzidas pelo sistema nervoso.
• Zinco que é um oligo-elemento de natureza antioxidante atuante no mecanismo de envelhecimento celular.
• Carboidratos, seu percentual é similar ao de algumas frutas, em média de 25 a 14g para cada 100g de amendoim.

O amendoim apesar do alto valor calórico, não contém colesterol, pois são de origem vegetal e seu óleo (cerca de 80% de gordura insaturada), tornando-se ideal para dietas de baixo índice calórico.

As gorduras representam a metade de seus totais nutricionais. Os ácidos graxos insaturados presentes no amendoim, ainda servem de veículo de transporte para a vitamina E, pois a mesma, é lipo-solúvel (solúvel em gordura).

Dicas para a sua saúde:

- O amendoim na porção de 30g na forma de manteiga de amendoim, fornece energia suficiente para 20 minutos de natação ou 45 minutos de caminhada.
- O amendoim na porção de 500g torrado, contém energia equivalente a 1 quilo de carne tipo hambúrguer, ou 4 litros de leite integral, ou 36 ovos tamanho médios.
-O amendoim contém por grama 5.4 calorias, tornando-se uma verdadeira pílula de vigor.